Lideranças indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, estão preocupados com o avanço do missionário norte-americano, Andrew Tholkin, junto a juventude Matis. Tholkin, que é Pastor da Organização Missionaria Evangélica FRONTIER INTENATIONAL, nos últimos dias tem realizado inúmeras reuniões, em uma casa situada a Rua do Boia, aqui em Atalaia do Norte.
O missionário tem como finalidade de organizar uma entrada ilegal na Terra Indígena Vale do Javari. Pelas informações dos próprios indígenas participantes dessas reuniões, afirmaram que já existe uma logística t elaborada para acessar os índios isolados pelo Igarapé conhecido como lambança, localizado no interior do Vale do Javari.
Se conseguir entrar, será a terceira vez que o Pastor Andrew Tholkin, terá conseguido parcialmente entrar na Terra Indígena Vale do Javari, conforme denúncias apresentadas pelo Univaja em diversas ocasiões e infelizmente sem que houvesse qualquer resposta das autoridades competentes.
“Segundo Paulo Marubo, coordenador do Univaja, disse ao Jambo Verde Notícias, que é preocupante, que em pleno contexto de pandemia do coronavirus, além dos protocolos administrativos de prevenção divulgados pela Funai e pela Sesai, ainda haja a insistência de grupos “proselitistas” fundamentalistas atuando com o fim, uma atitude irresponsável e criminosa”, disse o coordenador.
Por: Nailson Tenazor/ Jambo Verde
Comentários