Na manhã de sexta-feira,16 de abril, o Secretário de Turismo de Benjamin Constant, Marcelo Lopes, participou de reunião em Tabatinga. O objetivo do encontro foi o planejamento para retomada da atividade na região do Alto Solimões. Estavam presentes no evento a secretária de turismo de Tabatinga, Lindomara Bemerguy e o Secretário de Turismo de Atalaia do Norte, Jaime Silva.
O encontro teve um caráter de integração internacional, com a presença de representantes de agências de viagem de Letícia, na Colômbia. Os participantes destacaram a importância da união entre os municípios brasileiros e dos países vizinhos para o desenvolvimento do turismo regional. Eles levantaram vários locais e atividades de alto potencial para o setor: como lagos, etnias indígenas, venda de artesanato, pesca esportiva, comunidades rurais e locais de lazer, como Cabanas, Fazenda São José e Etna Cenários.
O secretário Marcelo Lopes afirma que a volta do turismo na região será gradual. “Com o Aeroporto de Leticia fechado, por onde entram 90% dos nossos turistas, a expectativa é uma retomada lenta, porém precisa ser segura”, alerta.
A reunião já foi uma prévia para o próximo evento do setor. Ainda no mês de abril, acontece o seminário Planejamento e Promoção Turística Aliada à Nova Realidade da Pandemia. Já está confirmada a participação da AmazonasTur (Governo do Estado). De acordo com o secretário Marcelo Lopes, o plano é solicitar ao Governador do Amazonas que informe oficialmente o Presidente da Colômbia, Ivan Duque, quanto à situação da Covid no Estado. “Os casos no Amazonas vêm diminuindo. Esse documento é para que o Governo Colombiano, que está com receio da Cepa de Manaus, possa pensar na reabertura do aeroporto de Leticia”, concluiu.
Comentários