NovidadesPolítica

Vereadores de Benjamin Constant pedem socorro para municipio isolado pela seca

Na última sessão da Câmara Municipal de Benjamin Constant, no Alto Solimões, os vereadores pediram que as demais autoridades busquem soluções para problemática do canal que liga Tabatinga a Benjamin, pelo Rio Solimões e nesse período de estigem está quase seco o que tem dificultado a chegada de cargas e mercadorias na cidade.

O vereador Daniel Oliveira (PL), disse que os preços triplicaram no comércio já que o lojista precisa pagar dois fretes, um do barco que vem de Manaus e o outro da canoa que precisa nesse período ir buscar as mercadorias em Tabatinga, uma vez que as embarcações não conseguem mais passar pelo canal.

O vereador Lucas Félix (PL), pediu que Atalaia do Norte, que sofre do mesmo problema, possa unir forças para buscar soluções, pois já começa a faltar alguns itens da cesta básica no mercado local que não consegue trazer todas as mercadorias de Tabatinga.

A vereadora Maria Nogueira (PL), sugeriu formar uma comissão e solicitar do Ipaam, autorização para usar dragas afim de abrir mais o canal que liga as duas cidades, facilitando assim a chegada de passageiros e mercadorias.

O Governo do Amazonas divulgou um informe técnico, na metade de agosto, anunciando estiagem severa para o Alto Solimões, e sugeriu que as prefeituras montassem planejamento técnico, porém ainda não falou como vai ajudar os dois municípios que estão isolados com a seca.

O IPAAM ainda não divulgou nota sobre essa possível liberação para dragar parte do canal de acesso.

E a Câmara Municipal de Atalaia do Norte, não respondeu se vai formar comissão com B. Constant para pedir soluções aos problemas.

por: Marcello Bhacana

Botão Voltar ao topo