Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Benjamin Constant/Am ocorrida na terça-feira 13/09, o vereador Marcos Alex Bentes (AVANTE), apoia e incentiva a implantação da Guarda Municipal Indígena nas comunidades rurais, e solicita do Legislativo, estudo de entendimento e verificação jurídica e constitucional, conforme o que é assegurado no artigo 1ª da Lei 6001, que dispõe sobre o Estatuto do Índio.Abordou a necessidade de realização de audiência pública, com a participação de lideranças indígenas e órgãos federais constituídos, para debater sobre as problemáticas enfrentadas pelas comunidades indígenas e a busca de soluções.
Teceu elogios a Comissão organizadora e ao Executivo Municipal, pelo resgate de um dos maiores eventos esportivos do interior do Estado, os Jogos Estudantis do Alto Solimões (JEAS), que pode comprovar a importância do evento na vida do jovem, da prática esportiva e na geração de renda aos munícipes. _” Não consigo entender como as outras administrações não tiveram a consciência da importância do evento tão maravilhoso como é o JEAS. A geração de renda, a grandiosidade da prática esportiva em várias modalidades, o resgate do JEAS foi um fato histórico para todo o Alto Solimões. Parabenizo o Prefeito David e a comissão organizadora pela realização desse espetáculo ao povo benjaminense. Nós esperamos pela continuidade, que se torne um projeto de governo com o compromisso pela realização desse projeto de suma importância a juventude de todo Alto Solimões.”_ Destacou os problemas acarretados pela estiagem deste ano, enfatizando a necessidade de implantação de medidas que venham a solucionar de forma definitivamente essa situação.
Ressaltou a participação dos Governos Estadual e Federal, visto que essa problemática é de competência desses entes.Mostrou-se preocupado com a proliferação da dengue, situação que vem preocupando os serviços de saúde e população. Informou que em conversa com o Coordenador da FVS Lázaro Ipuchima, foi comunicado que a situação está fugindo ao controle. _”A dengue é uma enfermidade nova no município, que vem crescendo rapidamente. Tal situação se deve, quando no passado, as providências de bloqueio epidemiológico nos primeiros casos diagnosticado, não terem sido tomadas”._ Afirmou Ipuchima.Disse ainda que os servidores da linha de frente são reduzidos, visto que os focos da dengue já estão presente em todos bairros e comunidades do município.Finalizou, destacando o Título de Cidadão Benjaminense conferido pela Câmara Municipal de Benjamin Constant, ao Sr. Wilson Miranda Lima, Governado do Amazonas, pelos relevantes serviços prestados ao município.
Por: Ascom/Câmara-BC
Comentários