Com o objetivo de impedir ao máximo a proliferação do mosquito aedes aegypti, o mutirão de sensibilização e combate à dengue acontece em Benjamin Constant.
Diversas equipes estão divididas e empenhadas, visitando casas e estabelecimentos, na ação foram encontrados vários focos do mosquito e eliminados pelas equipes.
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Josivane Reis, disse que na área do Javarizinho e Umarizal, existem bastante focos, que está preocupada e pediu o apoio dos moradores.
A Prefeitura de Benjamin Constant também lançou uma cartilha para orientar os moradores: –Fechar as caixas d’água e recipientes que acumulam água;-Deixar baldes virados para baixo- Lavar semanalmente com água e sabão tanques usados para armazenar água -Encher de areia os pratos de vasos das plantas; -Guardar pneus em locais cobertos para não acumular água; -Colocar o lixo em sacos plásticos e mantê-los fechados; -Depositar na lixeira todo objeto não utilizado que possa acumular água; -Manter as calhas limpas; -Não deixar água acumulada.
Cenário – Conforme dados do Sinan, foram notificados, até a primeira quinzena de outubro, 8.258 casos de dengue no Amazonas. Os municípios do estado que mais apresentaram notificações por dengue são Manaus (1.831 notificações); Guajará (1.040); São Gabriel da Cachoeira (883); Benjamin Constant (656) e Humaitá (582).
Mosquito – O Aedes aegypti é um mosquito doméstico que vive dentro de casa e perto do homem, e também transmite zika e chikungunya. O mosquito se alimenta de sangue humano, principalmente ao amanhecer e ao entardecer.
A reprodução da espécie ocorre em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas, que são colocados e distribuídos por diversos criadouros. O mosquito leva de sete a 10 dias para chegar à fase adulta.
Sintomas – Os principais sintomas da dengue são febre, dores nas articulações, vômito, manchas vermelhas no corpo, sangramento e dor abdominal. Diante desses sintomas, a recomendação é buscar atendimento médico no serviço de saúde de sua cidade. *Colaboração ASCOM/BC e http://www.defesacivil.am.gov.br/
Por: Blog Otambaqui
Comentários