terça-feira, novembro 5, 2024

Mais Lidas

Vereadores cobram explicações da Cosama sobre a qualidade da água.

Na manhã desta sexta-feira (19), a pedido da população, o Legislativo em Ação, formado pelos vereadores Pedro Félix e Fábio Lira (Fabão), esteve na estação local de tratamento de água da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), afim de esclarecimentos sobre a qualidade da  água fornecida pela companhia.

O gerente administrativo Francisco Jean (Lindo), relatou as dificuldades enfrentadas para manter a demanda a população, que nesse período  de pandemia, o fornecimento e o estoque está ligeiramente reduzido, pois a maioria dos insumos usados na estação vêm de outros estados, mas que a qualidade da água continua limpa, clorada e saudável, perfeita pra consumo humano.

O gerente explicou que a variação da coloração da água, que muito incomoda a população, está relacionada a cheia dos rios, devido a grande quantidade de material orgânico inundado pelas águas, que poderia ser corrigida se os filtros que são responsáveis pela parte fisiológica (Ph, cor e turbidez), fossem mais modernos, pois os mesmos tem mais de 20 anos em uso, não mais atendendo 100% de sua eficácia.

No entanto, os vereadores tiveram a garnatia que a parte bacteriológica está corretamente aplicada (cloro, DPD e colileste), dando 100% de qualidade a água consumida pela população benjaminense, afirma o Técnico em Laboratório Julimar Ipuchima.

Como complemento para boa qualidade da água distribuida, é realizada a higienização dos recepcientes e a manutenção frequente da tubulação, afirma o gerente, que se mostrou motivado ao relatar aos parlamentares que a estação vai sofrer ampliação e modernização de seus equipamento, saindo de 220  para 640 metros cúbico/hora, um ganho de quase 300% na produção diária, atendendo futuramente locais que hoje ainda não contam com o servico.

“É uma estação que vem pré-montada, que está em fase de finalização, passando por vistorias pelos técnicos da  companhia, que se não fosse a pandemia com certeza já estava em funcionamento” afirmou o gerente, que se colocou à disposição para quem tiver interesse em conhecer a estação, sua funcionalidade e tirar as dúvidas.

A finalidade da visita é  levar ao conhecimento de todos a qualidade da água consumida, dando uma resposta às cobranças realizadas pelos  benjaminenses.

Por Ascom da Câmara Municipal de Benjamin Constant.